segunda-feira, 25 de março de 2013


Segundo Encontro Nacional da Frente Feminina do PTC
                                          Toda mulher Pode Fazer e Acontecer!

  






















     Valorizando o desempenho da mulher em todos os setores da vida nacional, notadamente na política partidária, o PTC realizou evento em Salvador no dia 15 de março passado.
          O evento foi organizado pelo PTC da Bahia, e contou com a presença de mais de 150 pessoas. O presidente regional, Rivailton Veloso abriu a reunião ressaltando a participação decisiva das mulheres no crescimento e no fortalecimento do PTC em todo o Brasil. A seguir a filiada Cleonice de Souza Lima, eminente Procuradora do Ministério Público da Bahia, fazendo uso da palavra proclamou que: “falar da mulher significa relembrar a nossa histórica luta. Somente a partir da década de 60 a mulher efetivamente pôde exercer com liberdade a sua participação no mercado econômico, na vida política e social no Brasil e no mundo”, lembrando que “nos primórdios da humanidade, a função das mulheres era apenas de procriar e cuidar das crias. Não havia, por parte dos homens, uma preocupação com as mulheres em si, mas com os seus ventres. A mulher era objeto de seu pai, de seu irmão mais velho e de seu marido. Ela era negociada. Centenas de anos mais tarde, com a invenção da pílula anticoncepcional, a mulher passou a controlar o seu ventre. Esta foi, para nós, a maior revolução do século XX: a conquista do ventre da mulher por ela mesma. Passou a não depender mais de um pai, de um irmão, de um companheiro para sustentá-la. Foi, na pós-modernidade, que a mulher pôde se lançar no mercado de trabalho e caminhar sozinha, apesar da competição desigual com o homem, na luta pela realização de seus ideais, independentemente da vontade do homem”. (ouça, na íntegra, o discurso da procuradora no link  http://we.tl/GRRwCjw6vf).
     O Presidente Nacional do PTC, Daniel Tourinho destacou a capacidade e a determinação das mulheres na superação de obstáculos e de preconceitos sofridos por elas ao longo de suas trajetórias na história mundial. Citou a Presidenta Dilma “como exemplo ímpar do dinamismo, do talento, da competência e da honestidade de nossas mulheres”. Tourinho também homenageou sua mãe, Maria Conceição Sampaio Tourinho, fundadora e Presidente de Honra do PTC-Mulher, ressaltando a fibra, a determinação, a generosidade e a tolerância como marcas registradas do seu caráter.
  Tourinho lembrou as discriminações e perseguições sofridas pelas mulheres desde os apedrejamentos dos tempos bíblicos, passando pelas fogueiras da Inquisição até os dias de hoje, quando a violência masculina, física e moral, se abate de forma desumana, cruel e inaceitável sobre as mulheres em nosso País.
     Após Daniel Tourinho, fez uso da palavra deputado Pedro Alcântara, representante do governador Jaques Wagner, parabenizando a iniciativa do PTC. Também participaram do encontro a Presidenta do PT do B, Dilma Gramacho; Adrianna Socorro Ávila, sagrada por Tourinho, durante a cerimônia, Presidente Nacional do PTC-Mulher; Sandra Ribeiro, vice-prefeita do PTC da cidade do Conde, na Paraíba; Maria Gedalva Sobral, do PTC-Mulher de Sergipe; Maria Quitéria, Presidenta da União dos Prefeitos da Bahia, UPB também compuseram a mesa, Lindinilza Brito, 2ª secretária do PTC-Mulher da Bahia e Rivailton Filho.      
     Antes de encerrar a cerimônia, Rivailton Veloso fez questão de destacar que desde a sua fundação o PTC conta com a inestimável colaboração das mulheres para a construção de um Brasil mais justo e próspero para todos. Veja, abaixo, as fotos e ouça, na íntegra, os discurso proferidos pelas (os) palestrantes através link:  http://we.tl/GRRwCjw6vf

Nenhum comentário:

Postar um comentário