segunda-feira, 29 de agosto de 2011


Reunião do Conselho Político



Na manhã de segunda-feira, dia 29 de agosto, o presidente nacional do PTC, Daniel Tourinho, participou da reunião do Conselho Político da Presidência da República comandada pela presidenta Dilma Rousseff em companhia dos ministros Guido Mantega, da Fazenda; da ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann; da ministra Miriam Belchior, do Planejamento; e da ministra Ideli Salvatti, da Secretaria de Relações Institucionais. Estando presente a base política do governo no Congresso Nacional composta de senadores e deputados federais e pelos presidentes nacionais dos partidos aliados.
Na opinião de Tourinho, a presidenta Dilma deixou bem claro que o seu governo, apesar da crise financeira internacional, não permitirá que a política econômica saia do caminho virtuoso em que já se encontra há alguns anos. Ela reafirmou que o crescimento econômico brasileiro não é incompatível com um efetivo controle da inflação. Reafirmou ainda que o Congresso Nacional não pode aprovar projetos que gerem despesas para o erário público sem a correspondente fonte de recursos. O ministro Guido Mantega discorreu sobre as variáveis macroeconômicas do Brasil, destacando de forma clara que nossa economia apóia-se em fundamentos sólidos o suficiente para atravessarmos, sem maiores turbulências, a atual crise financeira internacional.
A presidenta Dilma ressaltou também que um dos principais objetivos do seu governo é dar ao povo brasileiro um sistema de saúde universal de qualidade. Mas, para isso, é necessário criar fontes de recursos. Lembrou também que países já plenamente desenvolvidos como Estados Unidos e França vêem-se em graves dificuldades e impasses políticos quando tentam dotar seus países com um sistema público de saúde universal e de qualidade.
Ao fim da reunião, Tourinho conversando com a presidenta Dilma e com o senador Valadares, de Sergipe, colocou-se plenamente favorável à aprovação de uma contribuição mínima que substitua a extinta CPMF para que o povo brasileiro possa dispor de um sistema de saúde universal e de qualidade. Tourinho lembrou ainda que o imposto mínimo nos moldes da extinta CPMF representa tirar um pouco de quem tem muito para dar um pouco a quem nada tem. Aliás, destaca Tourinho, que tinha sido esta a posição do líder do PT na Câmara, deputado Paulo Teixeira, ao fazer a sua intervenção durante a reunião. O presidente nacional do PTC ressalta também que não pode deixar de destacar o excelente estado de ânimo e a firmeza das colocações da presidenta Dilma. A nossa presidenta, diz Tourinho, vai muito bem, obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário