sexta-feira, 4 de março de 2011

Daniel Tourinho: uma trajetória

                   
       Na juventude, em meados dos anos 60, o baiano Daniel Tourinho desembarcou no Rio de Janeiro com a cara, a coragem e 22 mil réis no bolso. Nessa época já demonstrava a sua paixão pela política.  Foi aluno aplicado do Colégio Salesiano da Bahia pelo qual nutre uma profunda gratidão. Estudioso eclético de diversas matérias extracurriculares Tourinho aventurou-se na grande metrópole carioca onde, inspirado por Deus, procurou o colunista Ibrahim Sued, a quem só conhecia por sua atuação na imprensa. Ibrahim conseguiu-lhe emprego como entregador de jornais de assinantes no “Correio da Manhã”. No horário de uma às seis horas da manhã, entregava os jornais dos assinantes que residiam entre a Xavier da Silveira e a Francisco Otaviano.     
     Já morando na Casa do Estudante, passou a estudar e a inteirar-se das complexidades da realidade brasileira.  Em 1966 foi admitido na Esso Brasileira de Petróleo que custeou-lhe os estudos até o ultimo ano da faculdade. Tourinho é advogado formado pela primeira turma de Direito da Universidade Estácio de Sá.  Foi também executivo da Bloch Editores na área de recursos humanos, tendo ali trabalhado de 1974 a 1985.
     Em 1981 filiou-se ao Partido dos Trabalhadores, tendo apoiado Leonel Brizola para governador em 1982. Em julho de 1985 fundou o Partido da Juventude, tendo sido candidato a prefeito do Rio de Janeiro no mesmo ano.
     Em 1989, o PJ adotou o nome de Partido da Reconstrução Nacional (PRN), partido pelo qual Fernando Collor de Mello elegeu-se presidente da República. Em 1990 o PRN elegeu mais de 40 deputados federais e senadores. Atualmente Daniel Tourinho é presidente Nacional do Partido Trabalhista Cristão (PTC), tendo feito parte da coligação de partidos que apoiou e elegeu Dilma Rousseff presidente da República.

2 comentários: